O quê o Carnaval pode ensinar sobre planejamento ainda em 2019?

Você ainda deve estar curtindo o clima de ressaca do carnaval, certo? Pode até ser que você não seja o folião raiz, que aguardou o Carnaval chegar encheu o saco dos) amigos) para ir para bloco e ainda faz planos para o próximo final de semana dar aquela escapadinha e gritar uns alalaô, mas vai confessa, aquela sensação de que a vida retoma o curso natural onde o ciclo anual foi vencido é presente, não é? Mas de repente a dúvida terrível ou constatação “para alguns” bate, e surge um pensamento do tipo:

-“Eita, já é março? E o que foi que eu fiz com o meu negócio mesmo?” 

É caro empreendedor, já estamos no terceiro mês do ano e ainda estou escutando muita gente dizendo por ai celebre frase “O Brasil só funciona depois do Carnaval!” ou “Agora vai o mercado anda, acabou o carnaval!” pode escolher que as opções são inúmeras. 

Porém se você acreditou em algum momento nessa teoria, você “Errouuuuuuu” (Fausto Silva, o glorioso) já dizia! 

Para que você não se consuma em culpa, imaginando que eu vou ditar uma regra absoluta e te dar um E-Book com os 30 passos do planejamento perfeito, você precisa entender que o ponto da virada para qualquer planejamento funcionar é simplificar, então separei 1 puxão de orelha e 3 dicas que vão transformar 100% do seu negócio em apenas 1 semana, dúvida? Vem ler! 

Começando pelo simples: 

– Papel e Caneta! 

Pegou? Então anota aí. 

1 – Qual o momento ideal para iniciar um planejamento para o meu negócio? 

– Agora! 

Putz, você provavelmente sabia dessa resposta mas estava esperando o Carnaval terminar para tomar um iniciativa coletiva e se sentir parte do meio, mas se acalme esse é um puxão de orelha do bem, pode apostar que falo com muita compaixão pois já fiz muito isso também, mas mesmo parecendo um clichê de Hollywood, hoje e agora sempre será o melhor momento para iniciar seu planejamento! 

2 – Por onde começo a elaborar o planejamento da minha empresa pelo próximo mês ou ano? 

  • Nem um nem o outro!

Esse é um exercício que demanda muita prática e aqui você precisa ir devagar, ficar colocando meta lá para dezembro com esse otimismo atual será um fracasso na certa, e que fique claro não estou rogando praga, isso é experiência, por isso você precisa sentir que os resultados estão consistentes, e isso ocorre aos poucos, então comece pelo planejamento da sua próxima semana, coloque os 7 dias e descreva as tarefas da sua rotina profissional ou pessoal, vale para os 2 casos sempre.

Dica – Entenda quais são suas rotinas e assim você terá clareza do que deve mudar, ou o que você pode adaptar para o próximo passo funcionar!

3 – Quais as metas eu devo estipular no meu planejamento?

  • As tangíveis e possíveis!

Sentir que seu planejamento está funcionando, vai convencer você repetir o ciclo semana após semana, então cuidado para não definir metas como ganhar 1 Milhão de reais pois em uma semana, pelo menos por hora que fique claro, você provavelmente não irá conseguir, e antes que você pense “nossa que óbvio”, mas esse é o principal motivo das pessoas abandonarem seus planejamentos, pois projetarão metas muito além do que se podia fazer no início, entendido?

Dica – Coloque metas de pouco esforço, como mudar uma rotina ruim, por exemplo uma que vejo muita gente fazendo hoje em dia “ficar olhando a grama do concorrente nas redes sociais e criar uma teoria da conspiração” se esse for o seu caso você terá muito mais tempo para outras atividades como diferenciar sua empresa, atender melhor seus clientes e por ai vai.

4 – Quais as vantagens de um planejamento?

  • Tem uma calculadora científica aí?

Eu afirmo para você que são incalculáveis as vantagens que o planejamento irá trazer para sua empresa, seus colaboradores, e você claro, mas creio que a mais valiosa para qualquer empresário é o controle. Imagine você sempre estar um passo a frente do seu mercado, tomando decisões com propriedade, escalando seu negócio com consistência e criando tendências, que podem até mudar as regras do seu mercado? Sim o planejamento quando elaborado com cautela, metas tangíveis e escaláveis semana após semana proporciona isso e muito mais.

Assim o Carnaval nos deixa em 2019 dois os ensinamentos sobre planejamento:

O primeiro é, não espere pelos motivos errados para começar a investir e fazer o que é certo para sua empresa hoje!

O segundo é, cuidado com as crenças populares que você anda escutando por ai, se deixar elas vão levar a sua empresa a falência sem te pedir licença!

No mais, caro empresário(a) aplique essas dicas e não esquece de me dizer se você obteve resultados, se sentiu dificuldades ou até mesmo se não entendeu nada do que eu disse.

Se você preferir posso te dar uma assessoria especializada sobre planejamento 100% gratuita, terei o prazer de bater um papo com você por conferência e te ajudar a cuidar melhor dos resultados da sua empresa, o botão está logo no rodapé desta página “Fale com um especialista” preencha os dados e

Eu sou Magdiel Líbini, Empresário e Consultor de negócios da Agência On Off You!

Obrigado por ler este texto, um grande abraço e até a próxima!

Compartilhe este artigo:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no print
Print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O AUTOR:

Magdiel Líbini

Magdiel Líbini

Economista por formação e Publicitário por opinião sou consultor de negócios para empresas na On Off You. Apaixonado por pessoas e suas maravilhosas histórias, fico vislumbrado na capacidade que temos de nos adaptar em um mundo que evolui mais rápido do que a nossa biologia de aprender. Meu hobby é conversar sobre o que você quiser aonde a gente estiver, de preferência com um bom café.

OUTRAS PESSOAS GOSTARAM DE: